Clikando –  Iluminação Pública: um problema que afeta a segurança da população de Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

A falta de manutenção das lâmpadas públicas e os riscos para a população local.

Por: Gabriel Bagliotti*

A falta de iluminação pública é um problema que afeta muitas Cidades brasileiras, incluindo, é claro, nossa querida e amada Taquaritinga. A escuridão nas ruas pode trazer diversos problemas para a população local, além de afetar a segurança pública. Neste espaço quero abordar este tema que afeta principalmente os taquaritinguenses residentes nas regiões periféricas da Cidade.

A iluminação pública é mais uma das diversas áreas de responsabilidade da Prefeitura Municipal, que tem como objetivo garantir a segurança dos cidadãos nas ruas e avenidas da Cidade. No entanto, em Taquaritinga, muitas ruas e avenidas encontram-se sem iluminação adequada, seja pela falta de manutenção das lâmpadas existentes ou por ausência de postes de luz.

Os problemas decorrentes da falta de iluminação pública são muitos. Um dos principais é a insegurança nas ruas. A escuridão facilita a ação de criminosos, que se aproveitam do ambiente para cometer crimes como assaltos e furtos, sem falar no tráfico de drogas, pois é nas sombras em que este comercio clandestino corre solto, pelas ruas, vielas e praças da Cidade.

Além disso, a falta de iluminação pública prejudica a mobilidade urbana, pois os pedestres e motoristas ficam expostos a riscos de acidentes, como tropeços em calçadas irregulares ou colisões em obstáculos que não podem ser visualizados.

Outra consequência da falta de iluminação é a queda na qualidade de vida da população. Com ruas escuras, as pessoas se sentem inseguras para sair de casa à noite, limitando as atividades de lazer e de convívio social, principalmente nas praças e áreas esportivas da Cidade. Hoje, nem mesmo a principal área esportiva do município tem iluminação. Estamos falando do estádio municipal “Dr. Adail Nunes da Silva”, o fato é igual ou similar em praticamente todos os outros pontos de prática esportiva nos bairros do Município. 

Isso pode levar ao isolamento das pessoas em suas residências, o que pode afetar a saúde mental e emocional da população, ainda mais após todo o tempo que ficamos em casa devido a decorrência da pandemia da Covid-19.

Para solucionar o problema, é necessário que a Prefeitura Municipal de Taquaritinga invista na manutenção da iluminação pública existente e na instalação de novos postes de luz onde há ausência de iluminação. Além disso, é importante que a população denuncie a falta de iluminação nas ruas, informando à prefeitura e principalmente os vereadores da Câmara Municipal, sobre os locais que precisam de intervenção.

A falta de iluminação pública é um problema que afeta a segurança e a qualidade de vida da população de Taquaritinga. Por isso, é fundamental que o poder público municipal adote medidas para solucionar o problema, garantindo um ambiente mais seguro e agradável para todos os cidadãos. A população também tem um papel importante, denunciando a falta de iluminação e colaborando com a prefeitura para tornar a Cidade mais iluminada e segura.

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: